O Brasil gastou mais de 3 bilhões de reais para sediar o Panamericano.
Evento esportivo que conta com a nata dos esportistas brasileiros e o time juvenil das potências como EUA e Canadá, que escancaradamente dão mais valor á campeonatos mundiais.
Dizem as autoridades que o valor de 3 bilhões é justificado, afinal a Vila Olímpica se tornará um conjunto residencial, os novos estádios sediarão eventos internacionais e concertos musicais.
Enquanto isto, em São Paulo, um avião derrapa em uma pista de pouso porcamente reformada, tenta arremeter e colide com um prédio ceifando centenas de vidas.
Que desparate é este?
Sou apenas eu que estou achando tudo isto um absurdo?
Sou apenas eu que acha que estes 3 bilhões seriam muito melhor aplicados em educação de base, incluindo a importante educação esportiva. Centros esportivos em favelas deste mesmo Rio de Janeiro dono de uma Maravilha do mundo moderno. Que maravilha uma vila olímpica, um complexo de esportes aquáticos, ciclísticos, futebolístico e um sistema de saúde falido, uma fração da polícia corrorrompida e um tráfico de drogas com mais poderio do que os policiais honestos.
Com estes 3 bilhões a pista do Aeroporto de Congonhas poderia ter ranhuras de escoamento, poderia ter um comprimento maior, poderia ser longe da cidade... Enfim, estes 3 bilhões poderiam ter salvo 200 vidas. E eu acho barato.
Ao invés disto, ficamos em frente á TV chorando pois a ginasta torceu o pé ou vibrando por uma medalha de acrílico nas bordas e ouro (?) no interior. Eu acho caro. 3 bilhões e 200 vidas, eu acho muito caro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Ok, eu estava sendo insensível e desconsiderando completamente essa coisa do acidente. Fazendo as minhas piadas de humor negro e estimulando os outros a fazerem o mesmo.
E tb confesso que qdo comecei a ler, achei que o texto fosse do Tiago.
Você está mais do que coberto de razão Rey. Eu quero você pra presidente. E sabe, é a segunda vez que vc me surpreende desse jeito. Dia desses me falou uma coisa sobre "pessoas" que saem do país e metem o pau ao invés de ficarem e lutarem pra melhorar aqui. E isso me fez pensar. E hj isso.
Desculpa pela minha insensibilidade. E sobretudo, desculpe por ter confundido os "eus poéticos".
Você está COBERTISSIMO de razão.
Eu apoio a campanha: 3 bilhões e 200 vidas, eu acho muito caro.
Simbora tentar moralizar e mobilizar, pelo menos quem a gente conhece....
Beijos
Iso é Brasil, il, il, il!
Ainda não estão acostumados???
Tentamos ser alguma coisa que ainda não conseguimos, ou melhor, não poderíamos ser.
Lamentavelmente essa tragédia mostrou a incapacidade do Brasil na administração do dinheiro. Triste!
Já ouvi falar desse %&*$# blog, mas não sabia que era da sua pessoa (e de seus comparsas).
Lembra quando a gente era amigo e você dava notícias? Então, estou há 2 anos morando na Bahia. Quando eu for pro Brasil, te aviso.
Aparecerei assim com um fantasma.
Um beiju (de tapioca)
Badá
PS: Sim, é só você que está achando tudo isso um absurdo. O pan é muito conveniente e o povo precisa de uma desculpa, precisa ter em quem botar a culpa das próprias merdas. Eu sou a favor do pan porque desvia a atenção das pessoas dos problemas "ruins". É é uma oportunidade de demosntrar de onde viemos, afinal vaiamos os visitanes e a nós mesmos na mesma noite. Não é fantástico?
Concordo plenamente!
Por aqui ng investe em nada...só em carnaval, putaria e coisas que não levam a praticamente nada!
É a mesma coisa de um pobre que quer dar festas luxuosas só pra mostrar que está bem...e na verdade sua vida é um lixo.
=(
Parabéns Rey!
O texto tá ótimo!
Olá!
Então, o texto está muito bom, Rey. Posso dizer que ficaria orgulhoso de tê-lo escrito.
Porém, é bom deixar claro que o texto parte do princípio que os 3 bilhões poderiam ter impedido o acidente, algo que não está incorreto, apenas incompleto. Afinal, existe também a possibilidade de que os 3 bilhões, investidos em qualquer outra área e, em especial, no aeroporto, não tivessem produzido nenhum tipo de interferência no acidente.
Saber de antecedência da possibilidade de um ataque terrorista em solo americano e ter os recursos para fazer algo a respeito não impediu o que ocorreu o 9/11.
Dinheiro é apenas uma parte de um enorme processo movido por seres humanos e é aí que reside o principal 'problema'. As pessoas são falíveis, subornáveis, preguiçosas, egoístas e orgulhosas (nem todas e nem tudo junto).
A falta, a indisponibilidade ou o uso do dinheiro mostra, porém, as prioridades e os critérios de quem o retém ou disponiliza-o. As prioridades e os critérios estão equivocados, e não o investimento no Pan que, em si, é algo positivo.
Ah, eu concordo que os 3 bilhões poderiam - e deveriam - ter sido investidos em outras áreas. É até por esse motivo que sou completamente contra a vinda da Copa do Mundo para o Brasil, já que é uma triste certeza de que será gasto MUITO mais do que 3 bilhões e boa parte disso será desviado para bolsos já endinheirados.
Enfim, é isso. Abraços!
Tiago, você tem razão em dizer que o acidente poderia ter ocorrido de qualquer maneira, assim como se os EUA tivessem dado crédito aos relatórios sobre ataques, também pouco poderiam ter feito e pouco poderão fazer nos próximos.
Mesmo se houvesse um limpo campo gramado á frente da pista, o avião poderia bater a asa no solo e explodir da mesma maneira.
O que me entristece é saber que EXISTEM 3 bilhões de reais no Brasil pra serem gastos e o máximo que é oferecido é um bolsa-esmola e uma cota universitária. A conta de 200 vidas foi simbólica, o correto seriam *centenas de milhares (edit) * de vidas que são arruinadas por falta de investimentos. O Estado não tem que ser o pai da população, mas tem que no mínimo tentar dar condições iguais a todos...
Eu não quis alongar demais o texto justamente para abrir pontos para que todos pensássemos em várias vertentes, porque ou algo está errado, ou eu é que estou paranóico...
eu sempre disse.. o rey escreve muito bem.
De qualquer maneira, concordo com o Texto na integra. Adoro o Pan e acho que o investimento vai sim dar retorno. Mas não tem como não perceber que N outras coisas no Brasil são mais prioritarias.
O que mais me revolta é a maneira como esse problema no aeroportos (desde atraso, até a pista e etc) é tratado com um ar de arrogancia pelas autoridades.
"É uma tragedia", "Sentimos muito" OTIMO... isso todo mundo sabe... agora o que vai ser feito, isso ninguem fala. No maximo fazem jestos de "fudeu"...
é...
fudeu...
Fudeu, então relaxa e goza...
E continue pagando seus impostos, cidadão.
Postar um comentário